redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, sábado, 09 de março de 2024.

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de interpretes de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

Por Gilson Giordano em 14/11/2018 às 10:51

As inscrições serão realizadas somente via internet,, pelo site http://www.campogrande.ms.gov.br/seges/processoseletivo (Foto:Arquivo)

A caminhada até a implantação de forma oficial da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi árdua e diante de tanta longevidade na briga, apenas a partir do século XXI que a mesma começou a avançar e em 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi oficialmente reconhecida e aceita como segunda língua oficial brasileira, através da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002.

Para quem ainda não sabe, LIBRAS é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizadas por deficientes.

Com a oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nasceu também uma nova profissão que é a de tradutor/ interprete de Libras através da Lei 12.319 de 1° de Setembro de 2010, simbolizando mais uma grande conquista, regulamentada em 2010.

O mercado para nova profissão é vasto no país, pois a partir da sua regulamentação e a presença de um profissional da área é indispensável.

Diante da necessidade do mercado e com o surgimento de novas frentes e por ser  uma das novas e mais procuradas profissões, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou nessa quarta-feira (14) o Edital n. 31/2018, que estabelece a abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais/Libras – Língua Portuguesa, para atuação nos Centros de Educação Infantil e nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (REME).

O Edital tem por finalidade normatizar os procedimentos para o processo seletivo simplificado, por tempo determinado, para a função de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais/Libras – Língua Portuguesa, nos Centros de Educação Infantil (Ceinfs) e nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino/REME de Campo Grande, mediante necessidade e demanda.

Somente poderão se inscrever no processo seletivo simplificado profissional sem vínculo efetivo com a Rede Municipal de Ensino (REME). O edital prevê a oferta de 40 vagas + cadastro reserva, para jornada de 20 horas semanais.

As inscrições serão realizadas somente via internet, a partir das 10 horas, segunda-feira e terça-feira da próxima semana e novembro até às 22 horas, pelo site http://www.campogrande.ms.gov.br/seges/processoseletivo.

O profissional designado para a função de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS – Língua Portuguesa, oferecerá, em caráter complementar e suplementar ao currículo, apoio pedagógico especializado, por meio de metodologias que atendam às necessidades específicas dos alunos com surdez, público-alvo de atuação desse profissional, matriculados em classes de ensino comum das unidades da Rede Municipal de Ensino (REME) de Campo Grande.

Entende-se por aluno com surdez aquele que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais e manifesta a própria cultura, principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS – Língua Portuguesa.

A presença, em sala de aula e em outros ambientes educacionais, do tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS – Língua Portuguesa é importante para que os alunos com surdez usuários da Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS tenham acesso aos conteúdos escolares, com vistas à melhoria do atendimento e ao respeito à diversidade linguística e sociocultural.

Para se inscrever no processo seletivo simplificado de tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa, os profissionais deverão atender aos seguintes requisitos:

  1. A) ser graduado na área da educação com licenciatura plena;
  2. B) possuir especialização lato sensu na área da educação especial ou estar cursando, situação que deverá ser confirmada com declaração da instituição de ensino que comprove pelo menos 50% (cinquenta por cento) de conclusão do curso;
  3. C) no caso de o candidato estar cursando especialização lato sensu na área da educação especial, quando da inscrição, no ato da posse já deverá tê-la concluído;
  4. D) possuir certificação de aprovação no exame de proficiência em tradução e interpretação de Libras – língua portuguesa, expedido pelo MEC ou a certificação para o uso e ensino da Libras-Prolibras; entre outras.

Os interessados em conferir o Edital, na integra, poderá acessar a edição n. 5.406 do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), disponível no endereço eletrônico http://portal.capital.ms.gov.br/diogrande

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões